domingo, setembro 14, 2008

DANÇA

Dança dos Afectos (Movimento Contemporâneo)
Formador Vanda Melo
Sábado 11.30h/13.00h
É um método com carácter lúdico, expressivo e alternativo, baseado na criação, interacção e descoberta da autenticidade do movimento corporal. Consiste na abordagem do movimento contemporâneo e de técnicas de consciência e correcção postural; desenvolve o equilíbrio, a força e flexibilidade conjugadas, optimiza a respiração e técnicas de relaxamento, consciencializa sobre a orientação do corpo no espaço e suas dinâmicas (tensão, aceleração, acentuaçãol), e aborda o contacto/improvisação. Ao longo de todo o processo o individuo vai absorvendo, assimilando e integrando o método de forma suave e natural. Esta oficina convida a um trabalho físico e emocional dando enfoque á improvisação, comunicação e interacção. Através da presença expressa no aqui e agora, buscamos e vivenciamos memórias que dão lugar ao movimento espontâneo e criativo.
Dança
Dança Contemporânea
Formador Marta Silva
2ªf 19h às 21h

O corpo como instrumento primordial de comunicação.
Procuraremos desenvolver um trabalho de aprendizagem e auto-conhecimento sobre as potencialidades expressivas do corpo. Na dança contemporânea os corpos dos bailarinos não são vistos como objectos semelhantes e mecanizados, mas antes como portadores de uma especificidade e personalidade que serve de base à exploração criativa do movimento. Explorar noções de consciencialização corporal, de exploração e descoberta de novas posturas, energias e fisicalidade em movimentos formais e abstractos. É através da experimentação que se encontra novas formas, novos conteúdos, novas relações. Tacto e contacto – importância de toque como troca de sensações, informações. Para além de um trabalho centrado no próprio corpo, perceber também a relação com o seu exterior, interiorizando-o e modificando-o. Não se pretende somente um trabalho de conhecimento próprio mas também dos outros. Um trabalho de partilha. Propõe-se um trabalho de pesquisa dirigido ao imaginário individual e colectivo.
asddddddd
Dança
Danças Orientais
Formador Elsa Shams
Iniciação: 6ªf 19h às 20h
Avançado: 6ªf das 20h às 22h
Danças do norte de áfrica e médio oriente, abrangendo os vários países árabes desde Marrocos, passando pelo Egipto, até Turquia e Arábia Saudita. Danças folklóricas dos vários países e dança oriental, comum a todos os países a dança tradicionalmente exclusiva das mulheres, onde o corpo feminino é estudado na forma de se expressar própria e única ao género feminino, com muita expressão e leveza nos menbros, muitos detalhes e comunicação com o tronco e coração, muita energia e força vital na anca e bacia, em movimentos rectos, circulares e ondulados, que tanto são pequenos e fortes como grandes e suaves. Além do ensino da técnica de corpo, e o desenvolvimento das combinações, também o uso de acessórios de dança, como o véu, bastão, vela, entre outros.
Dança
Tango Argentino
Formador Adam Vucetic
2ªf das 21h às 22.30h
O Tango é mais do que simplesmente uma postura precisa e um passo estável. Desenvolvido na Argentina e no Uruguai no século XIX, o Tango resulta da fusão de música europeia, africana e gaúcha. O Tango é dançado normalmente em linha (ronda), numa posição cerrada, peito com peito, ou face encostada (cara a cara). No entanto, o Nuevo Tango permite dançar numa postura aberta. Uma coisa é certa: o tango é irrepetível e permite uma improvisação infinita.
Dança


nça
Dança Criativa
Formador Marta Silva
3 aos 5: das 17h00 às 17h45
6 aos 8: 2ªf das 17h45 às 18h30
Trata-se de uma proposta de trabalho sobre o movimento, numa abordagem lúdico-expressiva. Com o cuidado de explorar noções como a consciencialização e potencialidades corporais (tais como o reconhecimento corporal, o todo e a parte, energia, tempo, peso, forma, dinâmica) num equilíbrio entre a exploração dirigida e a improvisada. Toca conceitos como os de imitação, na sua relação com o grupo e a criação individual, através da exploração do imaginário pessoal de cada criança. O trabalho assume uma estrutura de “jogo”, recorrendo ao uso de temas em torno dos quais se explora a experimentação corporal do imaginário. O corpo dá forma a várias imagens e sensações, ou seja, uma experimentação expressiva do corpo influenciada por dimensões como a literária/poética, a sonora/musical ou a visual/plástica.

Um comentário:

kikyoeinuyasha.blogspot.com disse...

Muito interessante o seu blog. Eu também pratico a dança do ventre arabe. Eu adoro esta dança.
Beijos.