sábado, agosto 02, 2008

Marta Silva

Formação
Formada em Dança pela Escola de Dança Ginasiano, através da qual realizou viagens de estudo, frequentando vários cursos de formação em: Paris, Bruxelas, Varsóvia, Kiev, Hungria, Tallinn e Nova York.É finalista da licenciatura em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, já com estágio concluído na área da coordenação de Projectos artístico-Pedagógicos, tendo neste âmbito publicado o livro "Educação pela Arte" (2001).

Interpretação Trabalhou com vários coreógrafos em projectos independentes, entre os quais destaca: Ana D`Andrea, Ana Figueira, Ana Borges, Bruno Listopad, Jan Zobel, Marcelo José, Marisa Godoy, Peter Micheal Dietz, Pedro Carvalho e Viviane Rodrigues.De 1995 a 2000 trabalhou com o Núcleo Arquipel de Criação e com o Núcleo de Experimentação Coreográfica (NEC), como intérprete em projectos pontuais, e como membro da direcção de ambas as associações culturais.Através da Companhia Instável, trabalhou como intérprete na residência coreográfica de Nigel Charnock (1999), de Jamie Watton (2000) e de Ronit Ziv (2002), e mais tarde trabalhou como Ensaiadora desta companhia nas produções de Javier de Frutos (2003) e Wim Vandekeybus (2004), tendo neste último também acumulado o papel de intérprete numa substituição, Rui Horta (2006), e Madalena Victorino (2007).Em Janeiro de 2001 integra a Companhia Paulo Ribeiro, onde trabalhou regularmente como intérprete em todas as produções deste coreógrafo até ao 2006.Em teatro trabalhou com os encenadores: John Moat, José Wallenstein, Miguel Moreira e Nuno Cardoso.Participou no filme “Pele” de Fernando Vendrell (2004).Foi protagonista de um filme da Parthnogenesis Vídeo Sequence, um trabalho do Artista Plástico Angelo Musco para a Exposição ScopeMiami (2006).
Assistência de coreografia / movimento Fez assistência de coreografia a “Segredo Secreto” de Ana Figueira (1999) e a “Imune” de Pedro Carvalho (2001).Assistência de movimento para as peças de teatro Woyzeck e Plasticina com encenação de Nuno Cardoso (Teatro Nacional S. João, 2005 e 2006), e Ricardo II (Teatro Nacional D. Maria II - 2007).Assistência de Coreografia a Felix Lozano no Filme Publicitário Vodafone Irlanda (2007).
Criação Co-criação com Félix Lozano do vídeo-instalação “AplauSOS” para o encerramento do Festival X (Convento da Saudação, 2004), e da performance EM VERGONHA-ME, a convite do Teatro Aveirense (2006).
Leccionação No que diz respeito à leccionação, de 1996 a 2000 foi professora de iniciação à dança e música na Escola de Dança Ginasiano, tanto no Curso Básico de Dança e Expressões Integradas, como no Projecto de Área Artística - Vertente Dança nas Escola de 1º ciclo do ensino oficial (V. N. Gaia e Porto). Orientou vários workshop / ateliers de dança criativa em projectos de intervenção sócio-cultural em diversos Bairros de Habitação Social (Porto).Através do NEC, fez parte da produção e coordenação do Projecto Educacional “Máquinas”, em colaboração com o Museu da Indústria e Ciência, dirigido a professores e alunos do 1º ciclo do distrito do Porto.Foi professora convidada da disciplina de Educação e Expressão Estético-Artistica da Licenciatura em Educação de Infância - Escola Superior de Educação Santa Maria (2000 - Porto). Associada à Companhia Instável, orientou aulas de contemporâneo ao elenco, e foi responsável pelos workshops que esta companhia organiza em diferentes teatros / teatros. (2003/2007). Associada à Companhia Paulo Ribeiro, orientava aulas de dança criativa para crianças e iniciação à dança contemporânea no Teatro Viriato (2002-2004), e foi também responsável pelos ateliers de teatro visual associados ao projecto/espectáculo nas Escolas do distrito de Viseu (2004).Responsável pelas aulas de Movimento para actores nas peças de Nuno Cardoso (TNSJ – 2005 e 2006, TNDM II - 2007).
Mais recentemente tem orrientado oficinas de movimento no Centro de Pedagogiae Animação do Centro Cultural de Belém.

Nenhum comentário: