sábado, agosto 02, 2008

Sofia Cabrita

Iniciou a sua formação na Escola Superior de Teatro e Cinema em 1999. No ano seguinte, através de um stage de Commedia dell´Arte, descobre o Teatro do Gesto e a pedagogia de Jacques Lecoq. Transfere-se para Barcelona e inicia um curso bienal na escola catalã Estudis de Teatre, onde começa a sua formação em Máscara Neutra, Máscara Larvar e Expressiva, Commedia dell´Arte, Pantomima, Bufão e Clown. Em 2001 forma-se em Teatro do Gesto na Kíklos-Scuola Internazionale di Creazione Teatrale, na cidade italiana de Pádua. Em 2002 reingressa na Escola Superior de Teatro e Cinema. Termina o bacharelato em Formação de Actores em 2004 e a Licenciatura em 2007. Fez cursos e workshops, com Giovanni Fusetti (Clown), Christophe Marchand (Commedia dell´Arte), Norman Taylor (Pantomima), Sofia Neuparth (Dança Contemporânea), Marcelo Katz (Clown) e Mario Gonzalez (Máscaras), Renato Ferracini, Polina Klimovtskaya, Deb Margolin, entre outros.
Com actores de diversos países faz espectáculos em Barcelona, Pádua, Veneza e Asolo. Em Lisboa colabora como actriz para a Comissão Nacional da Luta contra a Sida com o espectáculo de Teatro Forum "Nem muito simples...nem demasiado complicado!" em 2003. Entre 2004 e 2007 fez parte da Companhia Bica Teatro, de Sintra, onde trabalhou como formadora, actriz, encenadora fazendo espectáculos em território nacional, Brasil e Venezuela.
Como encenadora estreia-se em 2003 com o espectáculo "Eu, tu Ele, Nós, Vós, Eles!", de Sérgio Godinho e em 2005 dirige "A Cigarra e a Formiga" e "Quem Não Trabuca Não Manduca!", de Luísa Ducla Soares, com uma carreira no Teatro da Trindade e no Festival de Teatro de Occidente, na Venezuela. Encena ainda "Aniñando", um espectáculo de máscaras, em cena desde 2007 em Festivais nacionais e em Espanha. Este espectáculo dá origem ao colectivo CASEAR - criação de Documentos Teatrais, uma Companhia centrada no trabalho de teatro físico e de Máscaras. Em 2008 é convidada pela Associação Comediantes de Lisboa a dirigir "Uma Viagem ao Jardim da Fantasia". Em 2009 encena para a Companhia Baal17, de Serpa, o espectáculo original "Papões". Actualmente colabora com a Companhia do Chapitô, encenando o espectáculo "História de Quem Perdeu a Sombra", de Miguel Castro Caldas.
Desde 2003 é locutora de publicidade e filmes institucionais.
Como professora começou em 1998 como treinadora de Ginástica Artística (modalidade que praticou a nível de competição entre 1986 e 2000); deu aulas em Carcavelos e em Barcelona, e nesta cidade é convidada a ministrar cursos de Acrobacia Dramática para actores profissionais. Em Lisboa desenvolve o seu trabalho na área do ensino de teatro dando workshops e cursos de Acrobacia Dramática, de Pantomima (Associação Portuguesa de Surdos), de Expressão Dramática no Instituto Superior Técnico (como professora assistente de Gonçalo Amorim), na Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroismo, na Inimpetus e no Espaço Evoé, onde é professora de Teatro do Gesto e Teatro de Máscaras desde 2003. No ano lectivo de 2007/2008 ministrou a cadeira de Pantomima, da Licenciatura em Artes Performativas, na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa (ESTAL). Desde 2008 colabora na coordenação pedagógica do Sou Movimento e Arte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou actor nao profissional em tv e cinema,ultimos trabalhos"Rebelde","Liberdade 21","Morangos com Açucar" e "Conezao"
Gostava de saber coisas sobre o cwntro e aulas de interpretaçao.mail-rogerio-escuteiro@hotmail.com