domingo, setembro 14, 2008

TEATRO - Cursos Anuais

CURSO INTENSIVO :: INICIAÇÃO AO TEATRO
CONTADORES DE HISTÓRIAS :: VOZ
MOVIMENTO PARA TEATRO
kjgkgk
:: Curso Intensivo de Teatro
2ªf, 4ªf e 5ªf das 20h às 23h

Dirigido a todos aqueles que desejem iniciar uma formação e aos que já têm alguma experiência em teatro, o Curso Intensivo de Teatro é formado por um conjunto de disciplinas, que constituem um programa pedagógico completo e articulado.
As disciplinas base anuais são Interpretação, Movimento para Teatro e Voz, que serão complementadas por módulos de média duração: Texto e Narração Oral, Teatro de Objectos, Música e Espaço Sonoro e Máscaras.
Ao longo do ano, os alunos serão conduzidos pelos professores a apresentarem os trabalhos das disciplinas, bem como a desenvolverem as suas próprias ideias e criações, utilizando o espaço da escola.

PROGRAMA:
Interpretação
1º Semestre: Formador Carla Galvão
2º Semestre: Formador José Garcia / Ana Sofia Paiva
2ªf das 20h às 23h
O que é preciso para “acontecer” teatro? O que faz com que o público ouça, veja e reaja?
O Curso está dividido em duas fases: a primeira de iniciação ao trabalho interpretativo, constituída por jogos dramáticos, improvisação, trabalhos de grupo, observação e análise, desenvolvimento crítico e criativo. A segunda fase será de abordagem à montagem, encenação e apresentação de um espectáculo /exercício final.
kjgjh
Voz
4ªf das 20h às 21h30
O curso de Voz está dividido em duas fases complementares: Voz e Canto e Voz e Comunicação. Pretende-se que o aluno adquira, dos pontos de vista mecânico, expressivo e de comunicação, o conhecimento para usar a sua voz com autonomia, como uma ferramenta fundamental de expressão.
Voz e Canto - Formador Isabel Campelo
Postura, Relaxamento
Respiração, Respirações
O Diafragma
Altura, Volume; Projecção, Dinâmica, Timbre
Improvisação
Canto
Voz e Comunicação - Formadora Luciana Ribeiro
Trabalho a partir da voz falada
Os efeitos das emoções na voz e no discurso
A voz e a necessidade de comunicar:Falar em público; projecção, dicção, articulação.

Movimento para Teatro
Formador Félix Lozano
5ªf das 20h às 21h30
As aulas de movimento serão focadas nas potencialidades do corpo como ferramenta de comunicação, tratando os gestos quotidianos como instrumentos de trabalho, na sua teatralidade e dimensão duma forma consciente para o entendimento da leitura corporal. O corpo desmembrado e musical, com atenção ao movimento expansivo e introspectivo, como veículo de emoções e uma forte componente de preparação física que ajudará a performance. Um trabalho de ligação das acções e exploração, manipulação de outro corpo e enquadramento dentro dum grupo. Utilizando também a improvisação para o enriquecimento de material e criação do seu próprio vocabulário.
lkhlkhjl
Texto e Narração Oral
Formadora Ana Sofia Paiva
4ªf e 5ªf das 21h30 às 23h (1 de Outubro a 20 de Novembro)
Quando lemos um livro, o público relaciona-se com o seu próprio imaginário, mas quando contamos uma história, o público relaciona-se connosco. O propósito desta formação é trabalhar sobre a tradição oral de contar histórias, exercitando a memória e as nossas infinitas capacidades de narração criativa, procurando dar uma sólida base de apoio ao nível prático e documental, no sentido de encontrar ferramentas que nos permitam responder às três perguntas fundamentais: O que é uma História? Como se trabalha uma História? Como se conta uma História?
jlgkjgkjh
Teatro de Objectos
Formador João Calixto
4ªf e 5ªf das 21h30 às 23h (26 de Novembro a 29 de Janeiro)
- Abordagem ao teatro de objectos através de uma série de exercícios com materiais diversos visando a passagem por diferentes situações de cariz técnico e criativo
- Desenvolvimento de técnicas “clássicas” de manipulação
- Adaptação de exercícios típicos da dinâmica teatral em dinâmicas com objectos
- Desenvolvimento de exercício criativo com apresentação final
- Noção de construção de imagem corpo e objecto
- Questões sobre teatro de formas animadas
Postura e Alongamento
Formadora Vanda Melo
4ªf das 21h30 às 23h e 5ªf das 20h às 21h30 (4 de Fevereiro a 26 de Março)
Música e Espaço Sonoro
Formador Rui Rebelo
4ªf e 5ªf das 21h30 às 23h (1 de Abril a 28 Maio)
Máscaras: A Comédia Humana
Formadores Sofia Cabrita, Matteo Destro (a confirmar)
4ªf e 5ªf das 21h30 às 23h ( 3 de Junho a 31 de Julho)

:: Iniciação Teatral ::
Sábados - 15h /18h

Formador Nuno Zúniga
Este curso tem como objectivo trabalhar o corpo, a voz e a interpretação. Com o corpo faremos um trabalho de equilíbrio, postura e relaxamento de forma a obter uma maior consciência corporal. Relativamente ao treino de voz, incidiremos na dicção, articulação e projecção. Quanto à interpretação trabalharemos jogos teatrais e de improvisação para no final do curso nos dedicarmos à montagem e apresentação de uma peça de teatro. Através de jogos de interpretação e de consciência corporal vamos construir o grupo e, com esse colectivo, descobrir as nossas diferenças e (re)criar a nossa individualidade.

:: Contadores de Histórias ::
Quartas-Feiras das 18h30 às 20h
Inicia 26 Novembro
Formador Ana Sofia Paiva
O que é uma História? Como se trabalha uma História? Como se conta uma História? Trabalharemos as relações entre Palavra/Corpo/Voz/Memória e as fronteiras Actor/Contador através de exercícios práticos, individuais e de conjunto baseados em técnicas de Teatro e Expressão Dramática, Escrita Criativa, metodologias ligadas à Dramaterapia e observação/manipulação de objectos como veículos de memória.

Nenhum comentário: