sábado, agosto 02, 2008

Félix Lozano

Nasceu em Madrid (Espanha) em 1970.
Começou os seus estudos de dança em Madrid com Carmen Werner.
A sua formação vai desde as artes marciais até à interpretação, passando por várias técnicas de dança moderna e dança contemporânea. Com uma aproximação cada vez mais forte ao teatro como colaborador, orientador de movimento e mesmo como intérprete.
Foi membro da Companhia Provisional Danza (Madrid) de Carmen Werner de 1986 a 1993, tendo participado em todas as criações desta companhia da autoria de Carmen Werner, criações de Rafael Pardillo, e uma participação numa coreografia de Pedro Berdayes.
Em 1994 vem para Lisboa, e desde então trabalhou com vários coreógrafos e encenadores portugueses e estrangeiros.
Participou no Encontro Skite 94,com Alain Platel entre outros...
Foi intérprete da Companhia Clara Andermatt entre 1994 e 2000, tendo participado em todas as criações.
Em projectos/criações pontuais interpretou coreografias de Paulo Ribeiro, Sofia Neuphart, Ludgar Lamers, Olga Roriz, Francisco Camacho, Jean-Paul Bucchieri, Né Barros e interpretou peças de vários encenadores entre os quais destaca: Cláudio Hochman, Miguel Moreira, António Feio, Adriano Luz, Lúcia Sigalho (Sensurround Companhia de Teatro), e Susana Vidal.
Mais recentemente colabora com o Pogo Teatro, sob a direcção de Rui Otero, num trabalho de interacção entre performance e vídeo em “Punchline”.
Coreografou para eventos organizados por companhias de teatro como O Bando, O Olho, e para peças de Cláudio Hochman (Teatro da Trindade), Jorge Fraga, Miguel Moreira e Bibi Gomes (O Bando), e fez assistência de movimento nas peças de teatro de João Lobo, Miguel Moreira (O Útero), Luís Mourão, Lúcia Sigalho e uma peça do Bica Teatro.
Fez coreografia e assistência de coreografia a Clara Andermatt em “Nha Fala”, um filme de Flora Gomes, coreografou para o filme A Alma do Mundo, de Ana Estácio, e colaborou com Luís Galvão Teles no filme Tudo isto é Fado.
Criou “Puntos suspensivos de una relación...”. para o Certamen Coreográfico de Madrid tendo recebido o Prémio de uma bolsa de estudos para o “ American Dance Festival” nos Estados Unidos.
Foi convidado para coreografar "Piscis", para o Festival Madrid en Danza em 1993.
Em 1998 criou “ Anecdótico”, a convite da Vo’arte, apresentado na Expo 98 (Lisboa).
Em 2000 criou o solo “Paso, Doble Paso” a convite da Sala Galan (Santiago de Compostela), do qual fez uma 2ª versão apresentada no Festival X (Lisboa) em 2003.
Foi convidado a participar no Colina – Collaboration in Arts, orientado por Rui Horta – O Espaço do Tempo / Montemor-o-Novo (2003).
Em 2004, criou “AplauSOS” para o encerramento do Festival X.
Criou o Solo “Maratón”, apresentado no Festival En Pe de Pedra (Santiago de Compostela 2006) e no Festival Danzacalles 08 em Madrid (Julho 2008); em conjunto com Marta Silva realizou a performance “Em-Vergonha-Me”, a convite do Teatro Aveirense (2006). Em 2007 criou ainda a peça “VIS A VIS”, um espectáculo de dança, vídeo e stand up comedy, que estreou no Teatro Maria Matos (Lisboa), com apresentações também em Madrid e Gouveia

Nenhum comentário: