sábado, novembro 01, 2008

ESCOLAS

SOU com as ESCOLAS

Actividades pensadas para criar parcerias com a comunidade educativa, através de projectos sobre as linguagens artísticas.





Espectáculo e Ateliers para Escolas(pré-escolar / 1º e 2º ciclo)

Espectáculos 
disponíveis para marcações 
sessões às 10.30h e às 14.30h(2ª a 6)

Quem conta um conto acrescenta um ponto!
Espectáculo com Criação e Interpretação de Nuno Zúniga
(M/ 4 anos)


O Sr. Visconde Literato dos Livreiros, é um velhote de idade indefinida, por vezes resmungão e 
irascível, outras, um ser sensível e apaixonado, outras vezes ainda, mergulha em resoluções imprevisivelmente pragmáticas, mas na maioria das vezes é um bonacheirão extremamente simpático que adora sociabilizar. Surge-nos tal qual um espírito bibliotecário renascendo, não das cinzas, mas sim da poeira dos livros, donde vem e para onde vai não se sabe, certo é que aparece no meio do pó duma velha arca de livros para contar-nos uma das mil e uma histórias que a sua velha arca guarda.
______________________

O Ninho

(Basedo no conto "O Ninho de Águia" de Fialho de Almeida)


Espectáculo com Criação de Ana Sofia Paiva e Interpretação de Joana Manaças
(M/6anos)

"Tinham-me dito – vais pela vereda, chegas ao cotovelo da rocha, à esquerda, sobes a encosta. É a última azinheira, tronco direito e vermelho, com a cortiça descascada. Leva corda para subires. Olhas para cima, aproximas-te sem fazer ruído, ouve – sem fazer ruído! Dás com o ninho logo."
A história de uma criança como qualquer outra, com fome de vida, que se aventura a desafiar os limites do corpo e do mundo pela primeira vez. É preciso muita coragem para enfrentar o desconhecido, mas será que estamos preparados para aceitar as consequências da nossa audácia?
Porque será que o fruto proibido é sempre o mais apetecido?...

________________________

Cegarrega dos Bichos

M/6anos
Criação e Interpretação de Ana Sofia Paiva e Catarina Gorgulho

Dois contadores cantam e contam histórias de muita bicharada numa arena de cadeiras, bancos antigos e muitos instrumentos. Muitas histórias dentro de uma história que serve de pretexto para todas as outras. Não é que o grande Noitibó, conhecido por dormir durante o dia e despertar à noite, zangado com a balbúrdia pegada de bichos e mais bichinhos, decide por todos os animais, um a um, dentro de um saco? E mesmo assim, será o Noitibó conseguirá ter descanso?...



marcações para 919204031 ou sousociocultural@gmail.com



Atelier com as turmas

- Aulas de 1.30h a realizar num dia por marcação. Preço por aluno – 2.5€

Sejam bem vindos ao SOU… que antes de ser uma escola de artes era um Antigo Castelo que pertencia ao Dom Camaleão. Este senhor era muito mandão, vivia no seu Castelo rodeado de empregados. E quando era da vossa idade, para passar o tempo inventava e criava brinquedos com materiais da cozinha e da oficina. Para receber visitas e se sentir mais acompanhado, organizava Bailes e festas onde se contavam e viviam histórias fantásticas.Nos tempos de hoje, o Dom Camaleão recebeu um feitiço e está encantado, mas convida quem quiser visitar o seu Castelo para ouvir, ver, sentir e viver as suas histórias e brincadeiras favoritas…”

Esta é a temática que servirá de base a todos os Ateliers, cujas metodologias desenvolvemos a seguir.
Assim os alunos aprenderiam desde a dança do camaleão, à interpretação e realização das suas histórias, até à construção dos brinquedos do museu do Dom Camaleão

Dança Criativa
O trabalho deste atelier assume uma estrutura lúdico-expressiva de "jogo", recorrendo ao uso de temas em torno dos quais se explora a experimentação corporal do imaginário. O corpo dá forma a várias imagens e sensações – uma experimentação expressiva do corpo influenciada por dimensões como a literária/poética, a sonora/musical ou a visual/plástica.

Hora do Conto
Esta oficina propõe um espaço para ouvir, contar, mexer e remexer nos contos tradicionais ou de autor. Deles faremos material para mexer, vestir e transformar, descobrindo as cores, a música e o movimento escondidos dentro das suas palavras, através da exploração dramática de um conto exercícios e de diversos exercícios de contar.

Expressão Musical
Trabalho sobre a sensibilidade musical em cada um de nós, passando pela utilização e experimentação de instrumentos reais e improvisados, de jogos rítmicos e de dinâmica, exercícios de respiração e pulsação, e pela exploração de trava-línguas, onomatopeias, canções e danças.

Animação Audiovisual
Como será possível que muitos desenhos no papel dão origem a uma história, ou a um boneco que de repente se mexe e brinca? Este é um atelier que apresenta os princípios básicos do cinema de animação em desenho, modelagem e movimento, explicando a imagem em movimento através dos jogos ópticos.

Expressão Plástica
Através da reciclagem de materiais de uso diário/objectos comuns, construir murais, artefactos sonoros, marionetas, brinquedos… não há limite para aquilo que podemos criar e construir a partir do lixo e dos mil e um objectos desperdiçados no dia-a-dia dos quais nem damos conta!





Pré-reserva e marcações para sousociocultural@gmail.com ou 919204031

Nenhum comentário: